Algo que às vezes envio a clientes, desta vez resolvi enviar ao blog, pois o conteúdo pode ser útil a muitas pessoas que não compreendem por que logo em um primeiro disparo de teste, este chega na caixa de spam, deixando-os reticentes sobre o envio em massa, cogitando a entrega massiva em Spam.
A ideia de sair trocando de plataforma e já esperar uma entrega massiva em caixa de entrada é algo munido de bastante inocência, especialmente quando se trata da utilização de novos IP’s que são dedicados ao cliente, e a razão descrevo abaixo, em meu e-mail tantas vezes enviado a clientes:
Acho que vale pena fazer uns comentários sobre a questão de entrega em caixa de entrada para corretamente definir as expectativas desde o princípio dos disparos com a ExpertSender ou outra plataforma similar.
Mesmo com a utilização do Sender ou remetente personalizado, que leva a marca/domínio da empresa, não há como garantir que um envio específico, seja de teste ou de campanha, seja direcionado para a caixa de entrada de alguém, especialmente quando o Sender é novo, recém-criado.
Entregabilidade é um assunto muito amplo e que envolve diversas variáveis para determinar onde uma mensagem será entregue, fatores estes que dependem de vocês e suas práticas de email marketing, assim como de fatores que dependem exclusivamente da reação de quem recebe suas mensagens; não depende da ferramenta, pois esta tem o compromisso apenas de enviar, e fatores externos a ela como reputação de (remetente/subdomínio/IP de disparo), regras de segurança de redes internas, filtros anti-spam de ISP’s (ex: Gmail, Yahoo, Hotmail, etc.) e ações do destinatário, em conjunto, é o que irão determinar onde um e-mail chegará.
Todo Sender, e seu respectivo IP de disparo, necessita desenvolver uma reputação positiva para que aumente a probabilidade de entrega de suas mensagens em caixa de entrada. Os Senders não são disponibilizados com uma reputação positiva logo quando criados, mas sim com uma reputação neutra, quando a estrutura provida para disparo é de IP’s dedicados. Cabe então ao usuário da ExpertSender o seguir de boas práticas de email marketing para permitir o elevar da reputação do Sender com o tempo, o que de fato aumentará a probabilidade de entrega em caixa de entrada, ou seja, em volumes cada vez maiores. Para isto, recomendamos:
– evitar o uso de palavras já reconhecidamente típicas de práticas de spammers, seja na linha de assunto ou no corpo da mensagem;
– evitar enviar mensagens que sejam baseadas puramente em imagens, tentando se aproximar o máximo possível da proporção de 50% de texto para 50% de imagem;
– sempre disponibilizar a parte de texto da versão HTML de suas mensagens;
– evitar o envio para e-mails inválidos, pois isto gera Hard Bounce, nocivo à reputação;
– assegurar-se de que os envios são para membros Opt-in com atividade recente (nos últimos meses) para evitar cair em Spamtraps;
– prover opções de descadastro para as pessoas que recebem as mensagens;
– não realizar grandes oscilações de volume entre envios distintos;
– solicitar aos destinatários que adicionem o seu Sender na lista de remetentes seguros;
– talvez solicitar que respondam à mensagem que enviou para informar aos ISP’s envolvidos de forma direta que tal mensagem é de interesse do destinatário;
– ter a certeza de que os links da mensagem não possuam domínios listados nas principais Blacklists do mercado como Spamhaus, Sorbs, Barracuda e Invaluement;
– etc.
Assim sendo, em proporções as quais não há como medir, é provável que alguns e-mails caiam na caixa de entrada de algumas pessoas, e na de outras, na de spam. Atingir o spam no Gmail não implica que o mesmo acontece no Hotmail, por exemplo, e vice-versa. Cada ISP possui seu próprio sistema de validação anti-spam, e às vezes um ISP aprova a mensagem, mas outro, não. Ao cliente cabe observar os relatórios para acompanhar as estatísticas e performance de envios para então tomar ações preventivas ou corretivas que propiciem o desenvolver de uma reputação positiva segundo as avaliações dos ISP’s.
Vale citar que aquele que receber em spam, ao mover a mensagem para caixa de entrada, nesta última passará a receber as próximas mensagens do Sender envolvido. Esta é a parte que compete ao destinatário informar ao ISP que o conteúdo recebido não é spam, o que colabora para criar uma reputação positiva de igual forma.
É importante mencionar que a ExpertSender trabalha apenas com IP’s dedicados, ou seja, o cliente não realiza seus envios usando IP’s cuja reputação foi desenvolvida ou prejudicada por outros clientes, o que poderia num momento garantir melhores entregas em caixa de entrada, mas em Spam em outras ocasiões. Sendo assim, com um IP neutro e dedicado disponibilizado ao cliente, fica impreciso inicialmente determinar onde a maioria dos e-mails chegará, e é um momento importante para considerar a qualidade da construção da mensagem e seu conteúdo escrito, para que você não seja interpretado como Spammer logo de saída.
Por último, pelo fato de reputação ser algo do qual alterações ocorrem apenas de forma gradativa, não há uma ação pontual que resolva algum problema dessa natureza de imediato, a exemplo de usar algum recurso que impeça de chegar em spam, forçar entregar em caixa de entrada, pois tal recurso não existe. Reputação positiva se constrói e se desconstrói paulatinamente; não é propiciado pela ferramenta de disparo de e-mails, mas sim mediante a avalição dos ISP’s das práticas de marketing digital realizadas, demonstrando e atestando que o conteúdo enviado segue boas práticas e é desejado pelo público destinatário, razão pela qual deve-se zelar pela condução de um bom trabalho.
Uma última nota para quem não sabe o que é spamtrap, as conhecidas armadilhas spam, são caixas de e-mail que estão lá para capturar e-mail não solicitado, caixas que não possuem mais um dono/usuário que solicite e-mails novos. Sendo assim, qualquer conteúdo novo que se apresente lá, será, evidentemente, conteúdo não solicitado, exatamente por não haver solicitante. Isso é 100% spam! ISP’s usam caixas de e-mail com esse objetivo de servir de armadilha para detectar Spammers, e uma vez ocorrendo, sua reputação como disparador é seriamente danificada, a capacidade de entrega de seu remetente e IP’s de disparo baixa drasticamente, levando a mais incidência em caixa de spam e bloqueios (a não entrega propriamente dita, Bounces).
Evita-se spamtraps com o disparo para endereços chamados de ativos, ou seja, aqueles que possuem engajamento recente, pois tais endereços possuem alta ou altíssima probabilidade de terem donos, ou seja, não serem usados como armadilhas spam, o que pode acontecer facilmente quando se dispara para endereços que não possuem mais atividade há 1 ano ou mais.
Espero que a orientação sirva a muita gente! Abraços!